Saiba mais sobre terapia do esquema e o processo de psicoterapia

A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem da Psicologia que se originou a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Ela amplia a TCC clássica ao integrar conceitos e técnicas de outras abordagens, como a Teoria do Apego e a Gestalt-terapia.

ajuda a entender padrões profundos que influenciam OS pensamentos, emoções e comportamentos.

Esses padrões são chamados de ‘esquemas’. Eles se formam na infância e adolescência, geralmente como resposta a necessidades emocionais não atendidas.

Esses esquemas podem atrapalhar a vida adulta, causando dificuldades nos relacionamentos, autoestima, ansiedade ou outros desafios.

Nosso trabalho, em psicoterapia, será identificar esses esquemas, entender como eles influenciam sua vida e, aos poucos, transformá-los para que você possa viver de uma forma mais saudável.

O que esperar do processo terapêutico?

Imagine que você está, sozinho(a), velejando em alto mar. Nessa viagem, diversos desafios começam a aparecer: uma tempestade, uma baleia se aproximando, uma rocha enorme no seu caminho…

E com isso, você se sente perdido(a), sem saber como lidar com tudo isso. Você percebe que não saiu preparado(a) com todas as ferramentas necessárias para essa viagem. Até tenta dar um jeito, mas acaba sofrendo em excesso.

Imagine agora, que você resolve chamar um “navegador seguro”, que pousa de paraquedas em seu navio. Esse navegador traz consigo diversas ferramentas para lidar com esses perrengues: bússola, colete salva-vidas, âncora, rádio, equipamento para previsão do tempo, mapa etc.

Ele te ajuda a enfrentar os desafios, “pega na sua mão” para ter uma jornada mais segura e leve. Esse é o papel do psicólogo. Juntos(as) nós vamos aprender a navegar no mar da vida, criando ferramentas para enfrentar desafios.

“A vulnerabilidade é um ato de coragem.”

Brené Brown